• IECC

O que acontece quando a criança não dorme direito


Da mesma forma que os adultos, as crianças também sofrem as consequências que provocam os transtornos do sono. Quando uma criança não consegue dormir, a sua conduta se vê alterada. Ela não se comporta bem quando está em casa, nem no colégio, nem nas relações com os amiguinhos.


A falta de sono persistente e continuada pode alterar o estado de ânimo, as capacidades motoras e cerebrais das crianças e as suas habilidades, deveres ou tarefas do dia a dia. Durante o primeiro ano de vida de um bebê, é normal que os pais durmam pouco já que estarão ensinando ao seu pequeno filho a dormir. Os pais perdem uma media de 400 a 700 horas de sono por ano, o que supõe um esgotamento constante durante o dia.


O mesmo acontece com as crianças, tanto em casa como na escola. A falta de sono pode afetar à sua atividade cerebral, alterando a memória, a comunicação, a concentração, atenção, e até mesmo a problemas de conduta. Existem casos em que a falta de sono pode levar às crianças a resultados ruins na escola e até a problemas psicológicos.


Problemas de falta de sono


Em geral, as crianças em idade escolar que perdem mais de 3 ou 4 horas de sono por dia, podem apresentar, a curto prazo:

  1. Irritabilidade e impulsividade

  2. Falta de atenção e concentração

  3. Desânimo, desmotivação e falta de ânimo

  4. Baixa tolerância à frustração

  5. Cansaço, apatia e esgotamento

  6. Deficiência de memória

  7. Falta de autocontrole e de atenção

  8. Baixo rendimento motor e diminuição dos reflexos

  9. Dores de cabeça

  10. Propensão a acidentes


Se o seu filho não dorme bem, não deixe que essa situação se prolongue por muito tempo. Leve-o ao pediatra. Dormir é tao importante como comer, para manter um bom estado de saúde.





via Guia Infantil



48 visualizações

Acompanhe nosso trabalho

também pelas Redes Sociais

Fale Conosco

Tel: (31) 3363.3256

Email: iecc.adm@gmail.com

Endereço

R. Professor Milton Francisco, nº45, Bairro das Indústrias I - BH

© Copyright 2018 por Agência Concerta