• IECC

Hora da Fábula: As árvores e o machado


As fábulas são curtas com breves narrações literárias, normalmente em verso, e terminam sempre com uma mensagem de ensino ou com caráter de “moral da história”, instrutivo.


Seus personagens quase sempre são animais ou objetos fictícios. As fábulas são uma boa via para entreter e educar as crianças ao mesmo tempo, enquanto ajudamos a desenvolver sua imaginação. Contaremos hoje, uma fábula que ensina sobre a vida em comunidade, em sociedade e até sobre democracia.


As árvores e o machado


Era uma vez um homem que foi à floresta e pediu às árvores, para que estas lhe doassem um cabo para o seu machado novo. Então, o conselho das árvores, após uma longa reunião concorda com pedido do homem e lhe ofertam uma jovem árvore para este fim, pensando que assim ficariam livres do homem.


Porém, logo que ele termina de colocar o novo cabo no machado, ele começa a usá-lo para derrubar todas as outras árvores da floresta, e em pouco tempo, já havia derrubado das menores às maiores e mais nobres árvores daquela floresta.


Um velho Carvalho, observando a destruição à sua volta, comenta desolado com um Cedro seu vizinho:


_ O primeiro passo significou a perdição de todas nós. Se tivéssemos respeitado os direitos daquela jovem árvore, também teríamos preservado os nossos, e poderíamos ficar de pé ainda por muitos anos.


FIM


MORAL DA HISTÓRIA: Quem menospreza seu semelhante, não deve se surpreender se um dia lhe fizerem a mesma coisa.

Ao entregarem a primeira árvore, que foi sacrificada para fazer um machado (seu inimigo natural), as restantes provocaram a própria ruína. A história vem nos lembrar que ter empatia com os nossos semelhantes pode ser um instrumento fundamental de sobrevivência.


Agora é hora de juntar os pequenos e contar essa fábula tão bacana. Capriche nas vozes e nas entonações, vai ser super divertido!

1,415 visualizações

Acompanhe nosso trabalho

também pelas Redes Sociais

Fale Conosco

Tel: (31) 3363.3256

Email: iecc.adm@gmail.com

Endereço

R. Professor Milton Francisco, nº45, Bairro das Indústrias I - BH

© Copyright 2018 por Agência Concerta