IECC
Alimentação saudável começa na infância
Atualizado: 5 de out. de 2018

Segundo a nutricionista Danielle Fontes é muito importante que desde a introdução alimentar, a criança entre em contato com frutas e vegetais de todos os tipos. É muito comum os pais dizerem que quando bebês, as crianças comiam de tudo, mas depois, por volta dos 3 ou 4 anos de idade, começaram a rejeitar algumas coisas. É a fase em que a criança fica mais seletiva, começando a escolher o que vai comer.
Quando a família toda se alimenta de maneira saudável, dificilmente a criança vai rejeitar completamente as verduras, frutas e os legumes, porque eles estarão sempre disponíveis. Invariavelmente, elas acabam comendo alguma coisa.
Outra dica é evitar tirar aquela salsinha do molho de tomate porque a criança não gosta de 'verdinho'. Quanto mais os pais fazem isso, mais seletivas as crianças vão ficando. Em geral, essa aversão aos alimentos mais saudáveis, depois de adquirida, só vai passar na idade adulta, quando ganhamos mais consciência da importância de comer de forma variada e equilibrada.
Experimente o alimento de outras formas – xô preconceito!
Estudos indicam que a criança precisa experimentar até 20 vezes um alimento para dizer que não gosta. Danielle recomenda as variações, por exemplo, uma criança que não gosta de tomate cru, mas come molho de tomate, está tudo bem. Outra que não gosta de cenoura e espinafre, mas come um suflê de cenoura ou bolinho de espinafre, uma quiche de legumes, está perfeito.
Criança que não come legumes, verduras e frutas, pode ter deficiência de vitaminas, minerais, antioxidantes, tem mais risco de aumentar o colesterol e o triglicérides e de ficar anêmica. Além disso, a falta de vitaminas e minerais diminui a imunidade e aumenta a pré-disposição para as alergias.
Fonte: https://goo.gl/pa6ZGJ